Novidades

Veja notícias sobre a Expovale e o Vale do Taquari

13 nov 2018

Seminário Conexões debate inovação e tecnologia na Expovale

Diego Rodrigues Sant'Anna abordou a as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 - Crédito: Carioca Fotografia

As inovações e os avanços tecnológicos estiveram em debate na noite desta terça-feira (13) na Expovale. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Sebrae, Senai, Sesi e Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), o Seminário Conexões trouxe profissionais e cases de sucesso para debater novas ferramentas, realidades e tendências do mercado.

Abrindo a programação, o mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Diego Rodrigues Sant'Anna, abordou as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, o pesquisador descreveu o panorama geral das novas tecnologias e de que forma as empresas estão aplicando estes recursos, citando também como o Instituto Senai de Inovação está conduzindo as atividades e os projetos dentro desse cenário.

Em seguida, o impacto das startups na inovação foi o tema da explanação do especialista em Inovação César Costa. Trazido pelo Sebrae, ele relatou a evolução dos últimos anos e o quanto a democratização da informação e do conhecimento impulsionou o surgimento das chamadas startups, modelo de negócio criado no Vale do Silício que rapidamente se espalhou pelo mundo. "Com esse movimento, as grandes empresas viram as sturtups não só como ameaças, mas também como oportunidades de cooperação, porque elas servem como tecnologia relativamente barata", explicou. De acordo com ele, o Brasil ainda está iniciando a caminhada nesse ramo, mas já há grandes empresas comprando, investindo ou contratando essas organizações: "Isso ajuda muito a fomentar o ecossistema de empreendedorismo e a surgir ainda mais startups, formando o círculo virtuoso".

Coube ao Tecnovates encerrar o evento com o Roadshow Negócios com Inovação, no qual foram apresentados depoimentos de dez empresas incubadas da entidade. Entre elas, a Requisittus, de propriedade de Rodrigo Pinheiro de Oliveira (29). A startup de Lajeado nasceu em 2014 e comercializa o Avalie, um sistema online para pesquisa de satisfação voltado para comércio, palestras, eventos, feiras e avaliação de gestão.